Translate

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que são Links

Links: elementos de ligação das páginas

A Internet tornou-se a mais moderna forma de obtenção de informações, sobre praticamente qualquer assunto, pois uma pessoa que use os serviços disponíveis, tem acesso a uma imensa quantidade de dados, sobre qualquer tipo de assunto, de forma que pode ser prática e amigável.

Dados esses extremamente atualizados e que podem estar espalhados por todo o planeta.
Em 1963, Theodor Holm Nelson, filósofo e professor da Universidade de Oxford (Reino Unido), propôs que a leitura poderia ser uma experiência não-linear, ou seja, que novos conceitos e definições devem ser disponibilizados ao leitor à medida que ele necessite deles.
O hiperlink ou, simplesmente, link, é o resultado direto disso: toda vez que se clica em um link aparece outra informação na tela. Assim sendo:
  • O link, base de qualquer hipertexto, é anterior à internet, mas foi na rede que encontrou sua maior possibilidade de expressão.
  • "Linkar" é uma palavra inglesa que quer dizer, literalmente, elo, ligação. Portanto, criar um link em um texto significa estabelecer um elo, uma ligação com outra página, outro texto, que o leitor pode abrir clicando numa palavra, grupo de palavras ou em uma imagem.
  • Um link funciona como uma simplificação da idéia de Nelson, pois só o autor da página pode inserir links, e eles têm apenas uma direção: um documento apontando outro. (Para Nelson, uma das propriedades principais do hipertexto seria permitir ao leitor decidir onde colocar os links, ou seja, as associações seriam realizadas também pelo leitor, não apenas pelo autor do texto).
Assim sendo, os links são ligações ou passagens por meio das quais se pode saltar para outra parte: 

Saiba mais>>
  • Do mesmo documento (outra parte na mesma página),
  • De outro documento do mesmo site,
  • De outro documento, em qualquer computador da rede,
  • Pode-se também, criar links para endereços de correio eletrônico,
  • O link pode apontar para qualquer recurso disponível: uma imagem, um arquivo de som, um filme, etc.
  • Portanto, é dos links que vem o principal poder do HTML (e da Internet), pois permitem efetuar os saltos, ou seja, a navegação. Ou seja, eles criam a possibilidade de acesso real à informação e à pesquisa em um volume de dados enorme, a uma velocidade nunca antes pensada.
Os programas navegadores (entre eles o "Mozilla Firefox", o "Internet Explorer", o "Opera", o "Safari") destacam os links, que, de modo geral, aparecem com cores diferentes do texto simples e/ou sublinhados, sendo que as cores podem ser personalizadas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostaria de saber mais sobre alguma coisa? Sugira por favor! Obrigada!
Dúvidas? Pergunte!