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sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cloud - Você já está nas nuvens?

Um dos assuntos mais comentados ultimamente tem sido a armazenagem de dados na "Cloud". Extremamente útil, uma vez que você libera espaço em seu computador e além disso, pode ter acesso a esses dados de qualquer lugar onde você estiver, não precisa estar com o "seu" computador.
No meu caso, bem antes do desenvolvimento mais abrangente desse método, eu e muitos, já utilizávamos o e-mail do Gmail para essa função, obviamente numa escala pessoal, mas que no fim das contas não deixa de ser a mesma coisa. Por que e como faço isso?

Minhas aulas sempre requerem material novo e individualizado, ao invés de ficar constantemente limpando e acrescentado ítens a um pen-drive, que na época ainda nem exstiam, acrescento esse material ao meu e-mail e salvo como Rascunho, e voilá! Quando preciso é só acessar meu e-mail. 
Mas não uso somente para as classes, uso também para guardar outras informações, como notas, lembretes, imagens, etc.

Outro produto que facilita imensamente também é a utilização do Google Docs, um dos muitos produtos da Google que falarei em outras postagens, onde você pode não só fazer upload de seus arquivos como também criá-los ali mesmo, docs, planilhas, slides, e até compartilhar com outras pessoas, ou guardar como documento privado.
Porém, aconselho, por uma questão de segurança, a não guardar aí documentos pessoais que contenham dados importantes.
E claro, também carrego comigo meus pen-drives, um objeto indispensável hoje em dia, tenha pelo menos um.

Hoje são muitas as opções e possibilidades de utilização da Cloud, não só para uso pessoal como também para empresas. Por hora, falo brevemente sobre o Google Docs, nas próximas postagens falarei mais sobre as muitas outras.

Como ter acesso ao Google Docs:

  1. Antes de mais nada você precisa ter uma conta de e-mail do G-mail, que é grátis e facílima de criar, como sempre digo aos meus alunos e alunas, LEIA O QUE ESTÁ ESCRITO NA TELA! Não vá clicando em OK sem saber do que se trata.
  2. Feito isto você já pode ter acesso a todos os produtos oferecidos pelo Google.
  3. Para encontrar o Google Docs:
Clique em Mais na aba superior, quando a aba abrir, clique em Ainda Mais:

Vai abrir esta janela onde você deve clicar em Google Docs
No canto esquerdo, ao lado de criar, clique no quadradinho Fazer upload, vai abrir uma aba onde você irá escolher o quer colocar no Google Docs. Feito isso abrirá uma nova janela, já dentro do seu computador para você buscar o que quer guardar no Google Docs, clique nesse arquivo e em Abrir, logo abaixo.
Aparecerá um quadrado mostrando o upload do arquivo.
E logo que o arquivo estiver pronto, aparecerá essa outra janela com as opções de Compartilhar o aquivo com outras pessoas ou Particular.

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